A importância das recompensas

Certamente já se apercebeu que as recompensas não têm todas o mesmo valor para o seu cão!
Há algumas que são as preferidas. Assim como há situações em que a recompensa que ele gosta mais em casa, não lhe desperta nenhum interesse na rua, por exemplo!Certo, não é?
Ora, então há que fazer o “top ten” das recompensas favoritas do seu amiguinho e listá-las da menos importante à mais importante.

Em casa, ou em situações que sejam habituais e mais tranquilas para o cão, ou quando a motivação dele para a tarefa a realizar já é grande, pode usar recompensas com menor importância.

Para situações mais difíceis, em ambientes desconhecidos ou que exijam mais concentração e motivação, deve usar as recompensas favoritas do “top ten”.Assim, usará estímulos mais motivantes para tarefas mais difíceis, ajudando o seu cão a executá-las com sucesso, evitando a frustração!


COMO FAZER O TOP-TEN DAS RECOMPENSAS

Apresente duas recompensas simultâneamente e espere que ele escolha a que gosta mais. Depois apresente novamente essa com uma nova e assim sucessivamente e vá apontando a escala de preferências.
Por exemplo:

Bola e biscoito – preferiu biscoito

Biscoito e salsisha – preferiu salsisha

Então temos: 1- salsisha; 2- biscoito; 3- bola


Pode também ocorrer o seguinte:


Bola e biscoito – preferiu biscoito

Biscoito e salsisha – preferiu biscoito

então o biscoito é mais importante que bola ou salsisha, mas resta saber entre bola e salsisha o que é mais importante apresentando-os em conjunto
e assim sucessivamente até ter uma lista da importância de várias recompensas.